O Grupo Escoteiro Jean de Léry - 46/RS

O Grupo Escoteiro Jean de Léry - 46/RS de Estância Velha faz parte do 21º Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul - o DISTRITO PÉ DA SERRA. Com sede própria na Rua Renato Robinson, 717, Bairro União, suas atividades ocorrem aos sábados, das 14:30 às 18:00.

Já passaram pelo Grupo Escoteiro Jean de Léry, desde sua fundação em 11/06/1967 no município de Estância Velha, várias centenas de estanciences, bem como jovens vindos de diversos outros municípios do Vale do Sinos.

 

O início do Grupo Escoteiro Jean de Léry - 46/RS

A década de 60 foi marcada pela ditadura, tempos difíceis, de muita insegurança na vida social e política dos brasileiros. As mudanças na educação fizeram com que o humanismo cedesse lugar a uma educação mais técnica, mais individualista e com pouca liberdade.

Todo o clima dessa época fez com que, o Movimento Escoteiro tomasse um grande impulso no seu desenvolvimento, buscando novos ideais, restaurando lideranças, ensinando fidelidade, solidariedade, construindo caráter e formando laços.

Em 1967, um jovem estudante da Escola Evangélica de Ivoti (então recém transferida de São Leopoldo para Estância Velha), chamado Orlando Steltter, foi convidado a liderar um grupo de oito adolescentes, os quais formaram a primeira Patrulha Escoteira (Patrulha Saci), formada por Mauro Cadavis, Mauro Campos, Sérgio Moura (Mourão), Paulo Fuentes, Anselmo Petry, Carlito Hecksel, Pedro Stumpf e Eduardo Basso, dando início à história do Grupo Escoteiro Jean de Lery.

Fundado em 11 de junho de 1967, o Grupo Escoteiro Jean de Lery tem tido desde então, destacada atuação na comunidade de Estância Velha. O nome do Grupo foi proposto pelo então Pastor Ludwig Merk, em homenagem ao estudante francês de teologia designado para uma expedição Villegagnon ao Brasil e que pregou o 1º Culto Evangélico neste país no ano de 1618.