O Grupo Escoteiro Jean de Léry - 46/RS

O Grupo Escoteiro Jean de Léry - 46/RS de Estância Velha faz parte do 21º Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul - o DISTRITO PÉ DA SERRA. Com sede própria na Rua Renato Robinson, 717, Bairro União, suas atividades ocorrem aos sábados, das 14:30 às 18:00.

Já passaram pelo Grupo Escoteiro Jean de Léry, desde sua fundação em 11/06/1967 no município de Estância Velha, várias centenas de estanciences, bem como jovens vindos de diversos outros municípios do Vale do Sinos.

 

O início do Grupo Escoteiro Jean de Léry - 46/RS

Estância Velha, 11 de junho de 1967: embora ainda faltassem alguns dias para o início do inverno, uma brisa gelada já marcava presença, o que não foi impedimento para os jovens aspirantes que vestiam orgulhosamente seus uniformes - as calças curtas faziam gelar os joelhos de fora - mas a determinação em assumir a Promessa Escoteira era maior que tudo naquele momento para os garotos diante de seu Chefe Escoteiro. Foi nesse dia que oficialmente fundou-se o GRUPO ESCOTEIRO JEAN DE LÉRY, nome este sugerido pelo então Pastor da Comunidade Evangélica (IECLB) do município, Ludwig Merk, entusiasta do Escotismo e quem idealizou o início do Grupo Escoteiro na cidade. Orlando Stelter, estudante da Escola Evangélica de Ivoti na época, foi convidado a ser o primeiro Chefe Escoteiro, o primeiro de muitos adultos voluntários que ainda viriam. Com uma bicicleta emprestada da escola, onde era aluno interno, o jovem Escotista deslocava-se todos os sábados com empolgação, e como o percurso era “lomba abaixo”, era rápida e fácil a vinda até as dependências do Salão da OASE, onde inicialmente o grupo teve como “sede” o seu sótão. Porém, no retorno, muitas vezes tendo como companhia a lua e as estrelas, já não era a bicicleta quem o levava, e sim o contrário, na subida para Ivoti! Mesmo com todas essas limitações e dificuldades, não faltou ao Chefe Orlando disposição, alegria e vontade de aprender. Foi com essa determinação que a semente plantada germinou, cresceu e deu muitos frutos, e se não fosse assim, o Grupo Escoteiro Jean de Léry não teria completando o seu CINQUENTENÁRIO em 2017!

Os primeiros Escoteiros do grupo – estes considerados o fundadores do Grupo Escoteiro Jean de Léry – foram: Pedro Jorge Bauermann, Ronald Dienstmann, Walter A. Hoff, Carlos A. Augustin, Pedro E. Stumpf, Luiz Carlos Beckmann, Marco A. Lenz, Renato Frank, Elton Dietrich e Carlos Alberto Berghan. Não demorou até que muitos outros jovens da comunidade estanciense viessem a procura do Grupo Escoteiro Jean de Léry - ainda em 1967 iniciaram-se as atividades com os pequenos Lobinhos, a Akelá era Siegrid Wegermann, com a assistência de Mariana Teresa Seger. A primeira Diretoria do grupo foi formada posteriormente, em 1968, quando o grupo foi transformado em “Departamento de Escotismo” da Comunidade Evangélica. Era formada por: Diretor Presidente – Nivaldo Winter; Vice-Diretor Presidente – Lorevaldo Ebling; Secretário – Harry Lauro Trein; Vice-Secretário – Lênio Mattes; Tesoureiro – Neory Dienstmann; Vice-Tesoureiro – Carlito Hugenthobler; Finanças – Nestor Becker, Arno Spier e Gerhard Weimer; Relações Públicas – Flávio Diefenthaeler.

Já passaram pelo Grupo Escoteiro Jean de Léry, desde sua fundação em 11/06/1967 no município de Estância Velha, várias centenas de estanciences, bem como jovens vindos de diversos outros municípios do Vale do Sinos. O Movimento Escoteiro é o maior e mais antigo movimento jovem do mundo. É dividido de acordo com a faixa etária dos jovens, sendo que, para a participação dos adultos voluntários não existe idade limite. Além disso, mesmo sem experiência anterior, todos podem participar, pois o que importa é a vontade de fazer bem ao próximo. Lobinhos(as): entre 7 e 11 anos; Escoteiros(as): entre 11 e 15 anos; Sêniores (guias): entre 15 e 18 anos; Pioneiros(as): entre 18 e 21 anos. Na prática o ESCOTISMO HOJE é: Educação Para a Vida: O Escotismo complementa a escola, a família, preenchendo necessidades que não tenham sido atendidas por elas. O Escotismo desenvolve o conhecimento de si mesmo, a necessidade de explorar para descobrir o que você realmente deseja saber: Um movimento para jovens: O Escotismo é um movimento... em marcha. Evoluindo e adaptando-se em todas as partes segundo as condições locais, servindo às necessidades locais. Internacional: Há organizações reconhecidas do Escotismo em mais de 146 países e territórios. Crescendo: Em forma global, o Escotismo jamais deixou de crescer desde a sua fundação em 1907. Hoje, há mais de 25 milhões de membros - meninos e meninas. O Escotismo duplicou o número de participantes nos últimos 20 anos; muito desse crescimento encontra-se nos países em desenvolvimento. Com o passar dos anos congregaram-se no mínimo 300 milhões de escoteiros. Aberto a Todos: O Escotismo está aberto a todos, sem diferenças de raças ou sexo, em concordância com o propósito, princípios e método concebido pelo seu fundador Robert Baden-Powell. Diversão com um Propósito: Através da recreação e da aventura, o Escotismo consegue o seu propósito para ajudar a gente jovem a se desenvolver física, intelectual, social, espiritual, criativa e afetivamente. Um desafio para Adultos: Uma oportunidade para ajudar os jovens. Uma forma para melhor a compreensão entre as gerações. Nesta atividade é proporcionado aos líderes adultos um valioso treinamento e experiência, para adicionar ao seu desenvolvimento pessoal. Apolítico, não-governamental: O Escotismo não representa e não deve representar nenhum partido nem organização política. Contudo, os escoteiros são orientados para contribuir construtivamente para sua comunidade e para seu país. Voluntariedade: Os Escoteiros, Escotistas e Dirigentes fazem livremente a sua escolha para filiar-se ao Escotismo. Os jovens usufruem das atividades educativas, os adultos prestam um significativo serviço à comunidade.

Missão

"A missão do Escotismo é contribuir para a educação dos jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade."

Isto é alcançado:

  1. Envolvendo-os durante os anos de sua formação em um processo de educação não formal;
  2. Utilizando um método específico que torna cada jovem agente principal de seu próprio desenvolvimento, como uma pessoa autoconfiante, solidária, responsável e comprometida;
  3. Auxiliando-os na construção de um sistema de valores baseado nos princípios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.

 

Fundação: 11/06/1967

Prêmios