O Escotismo

Escotismo, ou Movimento Escoteiro, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Escotismo é o maior e mais antigo movimento jovem do mundo. É dividido de acordo com a faixa etária dos jovens, sendo que, para a participação dos adultos voluntários não existe idade limite. Além disso, mesmo sem experiência anterior, todos podem participar, pois o que importa é a vontade de fazer bem ao próximo.

 

 

"A missão do Escotismo é contribuir para a educação dos jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade."

Isto é alcançado:

 

Na prática, o ESCOTISMO HOJE é:

 

Educação Para a Vida: O Escotismo complementa a escola, a família, preenchendo necessidades que não tenham sido atendidas por elas. O Escotismo desenvolve o conhecimento de si mesmo, a necessidade de explorar para descobrir o que você realmente deseja saber: Um movimento para jovens: O Escotismo é um movimento... em marcha. Evoluindo e adaptando-se em todas as partes segundo as condições locais, servindo às necessidades locais.

Internacional: Há organizações reconhecidas do Escotismo em mais de 146 países e territórios.

Crescendo: Em forma global, o Escotismo jamais deixou de crescer desde a sua fundação em 1907. Hoje, há mais de 25 milhões de membros - meninos e meninas. O Escotismo duplicou o número de participantes nos últimos 20 anos; muito desse crescimento encontra-se nos países em desenvolvimento. Com o passar dos anos congregaram-se no mínimo 300 milhões de escoteiros.

Aberto a Todos: O Escotismo está aberto a todos, sem diferenças de raças ou sexo, em concordância com o propósito, princípios e método concebido pelo seu fundador Robert Baden-Powell. Diversão com um Propósito: Através da recreação e da aventura, o Escotismo consegue o seu propósito para ajudar a gente jovem a se desenvolver física, intelectual, social, espiritual, criativa e afetivamente.

Um desafio para Adultos: Uma oportunidade para ajudar os jovens. Uma forma para melhor a compreensão entre as gerações. Nesta atividade é proporcionado aos líderes adultos um valioso treinamento e experiência, para adicionar ao seu desenvolvimento pessoal.

Apolítico, não-governamental: O Escotismo não representa e não deve representar nenhum partido nem organização política. Contudo, os escoteiros são orientados para contribuir construtivamente para sua comunidade e para seu país.

Voluntariedade: Os Escoteiros, Escotistas e Dirigentes fazem livremente a sua escolha para filiar-se ao Escotismo. Os jovens usufruem das atividades educativas, os adultos prestam um significativo serviço à comunidade.

 

Para maiores informações sobre a definição do Escotismo, acesse o site dos Escoteiros do Brasil.