O Escotismo
Escotismo, ou Movimento Escoteiro, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O Escotismo é o maior e mais antigo movimento jovem do mundo. É dividido de acordo com a faixa etária dos jovens, sendo que, para a participação dos adultos voluntários não existe idade limite. Além disso, mesmo sem experiência anterior, todos podem participar, pois o que importa é a vontade de fazer bem ao próximo.
- • Ramo Lobinho (Lobinhas e Lobinhos): entre 7 e 11 anos;
- • Ramo Escoteiro (Escoteiras e Escoteiros): entre 11 e 15 anos;
- • Ramo Sênior (Guias e Sêniores): entre 15 e 18 anos;
- • Ramo Pioneiro (Pioneiras e Pioneiros): entre 18 e 21 anos.
"A missão do Escotismo é contribuir para a educação dos jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade."
Isto é alcançado:
- • Envolvendo-os durante os anos de sua formação em um processo de educação não formal;
- • Utilizando um método específico que torna cada jovem agente principal de seu próprio desenvolvimento, como uma pessoa autoconfiante, solidária, responsável e comprometida;
- • Auxiliando-os na construção de um sistema de valores baseado nos princípios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.
Na prática, o ESCOTISMO HOJE é:
Educação Para a Vida: O Escotismo complementa a escola, a família, preenchendo necessidades que não tenham sido atendidas por elas. O Escotismo desenvolve o conhecimento de si mesmo, a necessidade de explorar para descobrir o que você realmente deseja saber: Um movimento para jovens: O Escotismo é um movimento... em marcha. Evoluindo e adaptando-se em todas as partes segundo as condições locais, servindo às necessidades locais.
Internacional: Há organizações reconhecidas do Escotismo em mais de 146 países e territórios.
Crescendo: Em forma global, o Escotismo jamais deixou de crescer desde a sua fundação em 1907. Hoje, há mais de 25 milhões de membros - meninos e meninas. O Escotismo duplicou o número de participantes nos últimos 20 anos; muito desse crescimento encontra-se nos países em desenvolvimento. Com o passar dos anos congregaram-se no mínimo 300 milhões de escoteiros.
Aberto a Todos: O Escotismo está aberto a todos, sem diferenças de raças ou sexo, em concordância com o propósito, princípios e método concebido pelo seu fundador Robert Baden-Powell. Diversão com um Propósito: Através da recreação e da aventura, o Escotismo consegue o seu propósito para ajudar a gente jovem a se desenvolver física, intelectual, social, espiritual, criativa e afetivamente.
Um desafio para Adultos: Uma oportunidade para ajudar os jovens. Uma forma para melhor a compreensão entre as gerações. Nesta atividade é proporcionado aos líderes adultos um valioso treinamento e experiência, para adicionar ao seu desenvolvimento pessoal.
Apolítico, não-governamental: O Escotismo não representa e não deve representar nenhum partido nem organização política. Contudo, os escoteiros são orientados para contribuir construtivamente para sua comunidade e para seu país.
Voluntariedade: Os Escoteiros, Escotistas e Dirigentes fazem livremente a sua escolha para filiar-se ao Escotismo. Os jovens usufruem das atividades educativas, os adultos prestam um significativo serviço à comunidade.
Para maiores informações sobre a definição do Escotismo, acesse o site dos Escoteiros do Brasil.